quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


Recebi e-mail copia da Portaria MT nº 266 (abaixo), publicada no DOU de 16/12/2009, assinada pelo Ministro dos Transportes, Sr. Alfredo Nascimento, estabelecendo estudos e projetos para implantação do MUSEU FERROVIÁRIO NACIONAL.

É o primeiro passo para perpetuar, de uma vez por todas, a história ferroviária nacional e isto só foi possível graças ao trabalho e preocupação permanente do engenheiro Afonso Carneiro, ferroviário histórico e grande amante da ferrovia, que me pediu para abrir contato com o vice-governador para que o museu fosse instalado na Estação Barão de Mauá da Estrada de Ferro Leopoldina na cidade do Rio de Janeiro. Agradeço a sensibilidade do governo do estado para a questão e estou muito feliz por ter contribuido para a manutenção de tão importante história.

Abaixo a íntegra da portaria:


PORTARIA Nº 266, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2009
DOU de 16/12/2009 – Seção 1
Dispõe sobre a descentralização externa de crédito orçamentário e repasse financeiro à
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, e dá outras providências.
O MINISTRO DE ESTADO DOS TRANSPORTES, no uso de suas atribuições,
resolve:
Art. 1º. Autorizar a descentralização externa de créditos e o repasse de recursos
financeiros para a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, visando o
desenvolvimento de estudos e projetos para a implantação do Museu Ferroviário
Nacional - MFN no município do Rio de Janeiro - RJ, conforme segue:
Órgão Concedente: Ministério dos Transportes Unidade Gestora: 390004 - Gestão:
00001 - Coordenação-Geral de Recursos Logísticos.
Órgão Executor: Universidade Federal de Santa Catarina
Unidade Gestora: 153163 - Gestão: 15237 - Universidade
Federal de Santa Catarina
Programa/Ação: 26.391.0167.7528.0001 - Brasil Patrimônio Cultural
Natureza da Despesa: 3390.00
Fonte: 0100
Valor (R$): 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais)
Art. 2º. Caberá à Secretaria de Política Nacional de Transportes - SPNT/MT exercer o
acompanhamento e a aprovação das ações previstas no Plano de Trabalho elaborado
pela Universidade Federal de Santa Catarina, atendendo o disposto no Termo de
referência desenvolvido pela própria Secretaria, ambos constantes do Processo nº
50000.063115/2009-20.
Art. 3º. Os créditos serão liberados conforme previsto no cronograma de desembolso
que integra o referido Plano de Trabalho, aprovado pela SPNT/MT.
Parágrafo único. Somente será liberada a parcela subseqüente do cronograma de
desembolso se houver atestado da SPNT/MT de que os recursos até então repassados
foram utilizados de acordo com o Plano de Trabalho.
Art. 4º. A UFSC deverá prestar contas ao Ministério dos Transportes ao final dos
trabalhos, restituindo os créditos não empenhados
e os saldos financeiros porventura ainda existentes.
Art. 5º. Esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.
ALFREDO NASCIMENTO

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DEPUTADOS DERRUBAM VETO E PROIBEM UNIFORMES QUE EXPONHAM CORPO DOS FUNCIONÁRIOS.

A Assembléia Legislativa do Rio derrubou, na manhã desta terça-feira (15/12), por 44 votos a zero, o veto total do governador Sérgio Cabral ao projeto de lei 1091/03, que proíbe os postos de gasolina e outros estabelecimentos de serviços comerciais ou industriais a impor uso de uniformes que coloquem em evidência o corpo das funcionárias e funcionários. O projeto, que impede que os empregadores exijam, como garantia pelo emprego, o uso de peças como short, maiô, sunga e biquíni, havia sido vetado pelo governo.A deputada Inês Pandeló (PT), autora do projeto conjuntamente com o deputado Geraldo Moreira (PTN), defende que a obrigatoriedade de trajes que evidenciem o corpo da mulher no ambiente de trabalho em busca de atrair clientes por esse intermédio não é apenas um caso de exploração, como também de discriminação. “Obviamente, existe um padrão de beleza, quando se determina que as funcionárias mostrem o corpo. Ou seja, na hora da contratação, os donos desses estabelecimentos sempre vão preferir as mais novas, as mais bonitas. Sem contar ainda, quando a pessoa precisa do emprego, mas é casada, ou religiosa e a imposição do uniforme afeta seus princípios”, conclui a parlamentar.Uma vez derrubado o veto, a Assembléia Legislativa encaminhará a decisão dos deputados ao governador, que tem até 48 horas para promulgar a decisão, caso contrário ele retorna à Assembleia e será sancionado. Em vigor, a lei sujeitará aos infratores penalidades que variarão de multa de mil Ufirs à suspensão das atividades.

Publicação retirada do blog http://www.inespandeloinforma.blogspot.com/

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MINHAS MAMÃES NOEIS

Escrita por mim em dezembro/07.

Lembro-me muito bem e até vejo as imagens, eu ainda era muito pequena, quatro a seis anos de idade talvez.
Lá em casa as coisas não andavam muito boas, sustentar as quatro crianças e as três moças solteiras era muito para uma dona de casa e um agricultor com um sítio arrendado. A mais velha já havia casado e seguido seu caminho, mas e as outras?
Não cabia outra alternativa. Necessário era que as meninas começassem a trabalhar fora para ajudar no sustento da casa, com certeza aceitar esta alternativa deve ter sido de doer para um homem rude e de cultura machista, que ouvia de seu pai a exclamação: “Coitado do Zé!” a cada nascimento de mais uma Maria na família. E assim a vida passou...
Quero, no entanto falar do eu mais trago na memória, as noites de natal. Lá em casa não havia ceia, e não me lembro haver missa do galo na comunidade mais próxima, o comércio fechava suas bem perto da meia noite do dia vinte e quatro de dezembro e minhas irmãs chegavam em casa bem tarde e muito, muito cansadas.
Eu, meus pais e meus irmãos já estávamos dormindo, mas eu ouvia a abertura da porta, os primeiros passos, as falas em cochicho. Ouvia os passos de mansinho chegando perto da minha cama e uma delas agachando para colocar debaixo da cama o meu presente, o mesmo gesto se repetia nas três camas seguintes e elas saiam como entraram, bem devagar... Eu abria os olhos, conferia olhando o embrulho debaixo da cama e voltava a dormir, sonhando com o meu mais novo presente que somente pelo formato deixava algumas pistas.
No dia seguinte acordava ansiosa e ia para a varanda da frente exibir e brincar com o meu mais novo presente podia ser uma boneca sem cabelos, algumas panelinhas, um fogãozinho, não importava tudo era maravilhoso.
Depois das 9 horas da manhã começavam a desfilar na rua principal de meu bairro muitas crianças com seus pais e seus presentes, era o natal da Cia. Industrial de Cataguases, muitos eram os brinquedos que coloriam a avenida, muitos até mais caros e maiores que o meu, mas eu não importava, tinha o meu presente e me sentia amada pelas minhas irmãs – Mamães Noeis.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

APROVADO PROJETO QUE PROIBE O ENDOSULFAN

Foi aprovado ontem na Alerj o projeto 1878/2008 de minha autoria que proibe a fabricação, comercialização e distribuição do endosulfan no Estado do Rio. Veja abaixo a minha declaração de voto:
"... agradeço a todos os Deputados e Deputadas que votaram favoráveis ao projeto. Esta Casa hoje dá um passo importante na defesa do meio ambiente, já que esse produto, o endosulfan, foi o causador da morte de toneladas de peixes no ano passado, num desastre ocorrido no Rio Paraíba do Sul, desde a Cidade de Resende até a foz, em São João da Barra.
Hoje, Sr. Presidente, aprovando esse projeto, a Assembleia deu um passo importante. A Anvisa já estuda a proibição do endosulfan no Brasil todo. União Europeia e Filipinas também já proibiram o produto. Os Vereadores de Resende me procuraram, preocupados com o empregos na firma Servatis, que produz o endosulfan. Mas no dia 25 de novembro, no Diário do Vale, jornal da nossa região, a empresa declara que não haverá transtornos com desemprego, porque a unidade de produção do endosulfan já está paralisada desde o desastre – a Secretaria de Ambiente já interditou a unidade. Portanto demos um passo importante para salvar vidas, dos animais e dos seres humanos, e a natureza.
Obrigada. "
Você pode acessar a página da Alerj para conhecer o inteiro teor do projeto, http://www.alerj.rj.gov.br/ e também a matéria do jornal O Globo de hoje sobre o assunto:

terça-feira, 24 de novembro de 2009

16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Vontra mulher

... Com este slogan a edição 2009 da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Brasil, realizada entre os períodos de 20 de novembro a 10 de dezembro, dá visibilidade às diferentes formas de violência, ainda presentes no cotidiano de muitas mulheres, a fim de sensibilizar a sociedade e o Estado para o seu enfrentamento, assim como estimular o comprometimento de todos os atores sociais. Em sua sétima edição nacional, a Campanha 16 Dias de Ativismo vem ampliando a cada ano seu alcance, mobilizando sociedade civil e governos nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal gerando um aumento de mil por cento no número de eventos em 2008 (675) comparados com 2004.A questão do direito humano a uma vida sem violência e do enfrentamento à violência contra as mulheres combina uma discussão ampla, que nos permite desvendar e desconstruir as amarras da cultura milenar que estruturou e consolidou as desigualdades de gênero. O grande foco no debate sobre violência contra as mulheres ainda se encontra nos atos violentos visíveis, que deixam marcas físicas, mas não consideram a violência moral e psicológica como prejuízo real às mulheres em situação de violência.Como uma ação estratégica, a Campanha 16 Dias de Ativismo tem um papel relevante na promoção de debate e propõe dar visibilidade às várias formas de violência contra as mulheres, estimulando o reconhecimento de condutas aparentemente banais e corriqueiras como formas de violência e a adoção de comportamentos críticos, de resistência e de alteração dessas condutas. Ao sensibilizar diversos atores para a temática, incluindo tomadoras/es de decisão nas três esferas, a Campanha contribui com e para a implementação efetiva do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e o do Plano Nacional de Política para as Mulheres.A Campanha dos 16 Dias de Ativismo adere às mídias sociaisO BLOG Campanha 16 Dias de Ativismo estará no “ar” a partir desta quarta-feira, 4 de novembro. Neste ano, contaremos com mídias sociais, como um BLOG, para a divulgação da Campanha. O BLOG será um veículo de mobilização, informação e interação sobre a temática da violência contra as mulheres e as ações da Campanha nos estados. Valendo-se do acúmulo de experiências e materiais já produzidos ao longo dos sete anos da Campanha 16 Dias de Ativismo em âmbito nacional.Este Perfil da Campanha, focado nas mídias sociais – Youtube, Orkout, Google groups, Flirk – permitirá o acesso a um conjunto de materiais impressos, de áudio e vídeo que poderão ser utilizados para as ações deste ano. Através do endereço www.agende.org.br/16dias, você encontrará desde instrumentos de divulgação da campanha, agenda de eventos nos estados, notícias sobre as mobilizações publicadas na mídia, banner para adesão/apoio à Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.Vai encontrar também maneiras de se comprometer com a Campanha, atitudes que pode tomar para por fim a violência contra as mulheres e direitos que pode exigir para assegurar uma vida sem violência para as mulheres brasileiras.Ações e eventos da Campanha no BLOG
Para manter viva e atuante a rede que construímos durante todos estes anos da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Volência contra as Mulheres, ajude-nos a aumentar a visibilidade dessas ações e eventos da Campanha, enviando informações sobre as atividades planejadas e, depois, realizadas em sua cidade. Elas serão registradas e veiculadas na AGENDA no BLOG da Campanha e também nos relatórios da edição 2009.O sucesso da Campanha 16 Dias de Ativismo está na consolidação da mobilização nacional em todos os estados e, de maneira crescente, nos municípios do interior.Este avanço depende da interação e reforço de todos os movimentos, organizações da sociedade civil e instancias governamentais, não deixem de nos enviar as datas, locais e horários dos eventos que acontecem na sua cidade.
www.agende.org.br/16dias – 16diascomunica@agende.org.br
Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento – AGENDETelefone: (0xx61) – 3273 – 3551 / Fax: (0xx61) – 3273 – 5801E-mail: agende@agende.org.br
Escrito por malusil em 2 novembro 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vou para o plenário da Alerj presidir a audiência pública "Em Defesa da Lei Maria da Penha,", diversas autoridades estarão presentes. Acompanhe pela TV Alerj... canal 12 da Net, pela parabólica ou pelo http://www.tvalerj.tv/
Estamos nos mobilizando em defesa da Lei Maria da Penha, pois a atual proposta de revisão do código de processo penal que está no congresso pode acabar com esta lei, que foi fruto da luta de muitas mulheres ao longo de muitos anos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

REPUDIEI EM PLENÁRIO A ATITUDE DA UNIBAM

Veja abaixo o discurso:
Sr. Presidente, Deputados, Deputada Graça Pereira que se encontra em plenário, trago hoje um protesto contra a Universidade Bandeirantes, de São Bernardo do Campo, São Paulo, a Uniban, que no domingo tomou a atitude de expulsar a estudante de Turismo, Geise Vila Nova Arruda. No dia 22 de outubro ela foi vítima de agressões dentro da própria Universidade por estar usando um vestido curto.
A imprensa toda divulgou isso. A Polícia teve que entrar na Universidade para socorrer essa moça enquanto grande parte dos estudantes estava ali, prendendo-a numa sala e filmando com celulares. Depois, essas filmagens foram alvo de replicação na internet por meio do YouTube porque essa jovem usava vestido curto para ir à aula.
Sr. Presidente, Srs. Deputados, depois de tanta pressão a Universidade voltou atrás. As últimas notícias de hoje nos dão conta de que a Universidade voltou atrás na decisão de expulsar a estudante, mas o assunto continua em pauta.
Ressalto que estamos recebendo vários estudantes de escola estadual que visitam a nossa Casa. Todos os estudantes, alunos e alunas de qualquer instituição, imaginam que em uma escola ou em uma universidade se aprende não somente as matérias tradicionais, mas também, principalmente, cidadania e respeito aos direitos e aos deveres. A atitude dos alunos dessa universidade em São Bernardo do Campo mostra uma cultura sexista, discriminatória, preconceituosa, de intolerância. Usar um vestido curto é uma questão de gostar ou não gostar, não é motivo para agredir, difamar, injuriar.
O Brasil todo tem se movimentado. O Ministério de Educação deu dois dias para a universidade dar explicações; a União Nacional dos Estudantes e o Movimento de Mulheres realizaram ontem protesto em frente à Universidade Bandeirantes, a Uniban; a Câmara e o Senado também se manifestaram contrários. O Senador Suplicy enviou protestos, solicitando que a universidade mudasse de posição. A Polícia de São Paulo investiga os agressores e a Delegacia de Atendimento à Mulher de São Bernardo do Campo instalou inquérito policial contra os mais de 100 alunos envolvidos. A Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, condenou a atitude como absoluta intolerância e discriminação.
Parte-se do princípio de que a mulher provoca e de quando tal acontece pode-se tudo. Isso já foi justificativa até para se inocentar acusado de estupro em nossa sociedade: “Ele estuprou porque a mulher o provocou, porque a mulher estava andando com saia curta, com short curto na rua.” Estamos vivendo em uma sociedade democrática, em que cada um tem seus direitos. Devemos todos respeitar esses direitos e tolerar as individualidades, ainda mais dentro de uma universidade.
Trago aqui este assunto porque, especialmente depois da decisão de expulsar a jovem, a vítima passou a ser ré. Enquanto não se fala nada, a universidade afirma que vai punir também os estudantes, mas não diz como, não diz quantos são nem quem são. Segundo depoimento da jovem Geisy na sindicância, perguntas eram feitas inclusive sobre suas relações pessoais, como se isso justificasse as agressões que sofreu.
Li, esses dias, que no exterior uma jovem estava pronta para se casar, estava na porta do salão onde haveria a festa. Só que ela ia fazer um casamento fora dos conformes – ela era punk e seu noivo também. Um grupo de jovens foi até a porta do local onde haveria a festa e agrediu a moça, agrediu o jovem. Então, uma atitude que parece não retratar intolerância – Sr. Presidente Gilberto Palmares, V.Exa. tem trazido a esta Casa várias vezes este assunto da intolerância – na verdade retrata. Devemos, sim, repudiar, pois mesmo não sendo em nosso Estado está em nosso País. E mesmo não sendo em nosso País, aqueles que acreditam numa sociedade humana e justa, onde homens e mulheres se respeitem, devem repudiar e exigir respeito sempre.
Era isso que eu queria trazer aqui, nesta tribuna. Obrigada pela atenção.
O SR. PRESIDENTE (Gilberto Palmares) – Obrigado, Deputada Inês Pandeló. A Presidência se solidariza com a preocupação de V.Exa., dessa atitude absurda e discriminatória ocorrida na Uniban, em São Bernardo do Campo, cidade que há 30 anos dava um exemplo de luta ao País, com as greves do ABC, que ajudaram muito na redemocratização do País. Felizmente, a sociedade reagiu de modo contrário a esta discriminação na Uniban em vários recantos do País.
Queremos saudar a presença nas galerias, me parece, pelo que estou vendo na faixa, de trabalhadores e trabalhadoras do Degase. Estão aqui, de forma legítima e democrática, lutando por suas reivindicações. Então, uma saudação à presença dos trabalhadores e trabalhadoras do Degase. (Palmas)

sábado, 7 de novembro de 2009

Boas Espectativas


Ando com boas espectativas, tomara que sejam verdadeiras:
*As obras de transferência do pátio de manobras de Barra Mansa, esperada por 70 anos, parece que, graças ao Governo Lula, agora começam. Participei de uma audiência de conciliação na 4ª Vara Federal de Volta Redonda e parece que em breve a justiça autorizará o início da obra. A parte de Anízio Braz, onde será instalado o novo pátio ainda precisará de estudos geológico e alguns detalhamentos de projetos, mas a tendência é que as obras do centro sejam iniciadas. Ufa! Quanto tempo! Se a prefeitura tivesse feito o projeto corretamente e com agilidade na época, já tínhamos inaugurado as obras.
* Outro projeto para iniciar o ano que vem e que vai trazer muitos frutos para o Brasi, Estado do Rio e Região de Volta Redonda é o TAV - Trem de Alta Velocidade. Participei de uma audiência pública na UBM, onde estava o Sr. Hélio, representante da Agencia Nacional de Transporte Terrestre e foi dito que as obras devem começar o ano que vem com previsão a inauguração para 2016. O Trem ligará a cidade do Rio de Janeiro a Campinas e terá duas estação no Vale do Paraíba: uma em São José dos Campos e outra entre Barra Mansa e Volta Redonda. A indicação técnica é para a estação ser construída em Barra Mansa, entre os bairros Barbará e São Judas Tadeu. Mais desenvolvimento e geração de empregos.Ponto a mais para o nosso governo federal!
# Uma espectativa também à vista é a aprovação dos Projetos do Senador Paulo Paim para que aposentad@s e pensionistas recebam reajustes reais no seu salário. Pelo twitter Paim informou que na próxima semana o governo vai fazer uma proposta sobre o assunto. Vamos torcer os aposenta@s merecem isto e muito mais, por isto apoio também o fim do fator previdenciário.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estou na Torcida

Amanhã é dia de grande espectativa. Já às 12:30 está marcada uma audiência de conciliação na quarta Vara Federal de Volta Redonda uma audiência de conciliação sobre as obras de retirada do Pátio de Manobras do centro de Barra Mansa. A obra faz parte do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do governo Lula com recursos disponível em torno de 50 milhões de reais, mas não pode ser iniciada porque a prefeitura, que recebeu recursos federais também para a contratação do projeto não realizou o estudo de impacto ambiental. Estou numa grande espectativa que esta audiência chegue a uma conciliação e que as obras possam iniciar em breve.
Outra espectativa é a votação do PL1/07 sobre reajuste das aposentadorias que vai prá pauta da Câmara federal de amanhã, uma grande luta dos aposentad@s, pensionistas e do Senador Paulo Paim, tomara que tudo dê certo. Estou na torcida pela vitória dos dois projetos: aposentados e obras do pátio.
Para terminar, a noite, 19 h, na Câmara de Volta Redonda, acontecerá uma audiência pública da Comissão dos Direitos da Mulher sobre violência contra criança e adolescente e a questão de gênero.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Mais um tema entra na pauta de discussão da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher: Os direitos da criança e do adolescente, afinal de contas, mesmo achando que a educação e os cuidados com os filhos devem ser dever do casal, sabemos que na sociedade machista em que vivemos, a obrigação acaba sempre recaindo sobre as mães. Tod@s estão convidad@s para a audiência em Volta Redonda.
Abraços,




quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PROTESTO CONTRA A FALTA DE QUORUM.

Não aguento mais a falta de quorum nas votações da Alerj. Veja abaixo o meu protesto feito ontem durante a sessão:

Sr. Presidente, quero chamar a atenção porque, mais uma vez, adiamos as votações por causa da falta quórum. Existem Deputados que marcam presenças constantes, uma vez ou outra, têm um trabalho fora, não podem vir, mas são constantemente Deputados presentes; outros têm sido ausência constante.
Existe um projeto em tramitação na Casa, se não me engano de autoria do Deputado Wagner Montes, se não sei se estou certa, e de vários outros Deputados, que diz que o projeto só será colocado em votação quando o autor estiver presente. Quero pedir à Mesa Diretora que agilize a votação desse projeto, porque acaba que aqueles que estão presentes ficam sendo sacrificados por aqueles que nunca vêm, passam aqui, dão presença, iluminam seus nomes no quadro, parece que estão presentes, mas só que quando se faz a verificação não estão.
Então, acho que a única forma de se resolver isso é votarmos esse projeto de resolução que diz o seguinte: “Toda vez que um projeto for à pauta e o autor não estiver presente, ele será retirado de pauta e voltará em uma próxima oportunidade”. Assim, aqueles que estão presentes terão sempre seus projetos na pauta e aqueles que não vêm serão prejudicados; senão fica muito fácil, cai o quórum e todo mundo se prejudica por causa de alguns.
Então, é este o apelo que faço a V.Exa.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Venha Parcitar do "Conversa de Bar"


Conversa de Bar é um espaço de debate que o mandato da deputada estadual Inês Pandeló (PT) inicia no dia 10 de novembro (uma terça-feira), com o ex-senador Saturnino Braga, no restaurante Salsa e Cebolinha, às 18h, na Lapa (rua Gomes Freire, 517). Na oportunidade, haverá palestra seguida de debate sobre o livro "O Curso das Idéias - Historia do pensamento político no Brasil e no mundo" (cartaz em anexo) que, segundo o autor, "é uma história das idéias políticas, no mundo e no Brasil, condensada e escrita em linguagem simples, destinada ao cidadão comum, interessado em política".O autor, político com mais de 40 anos de mandatos diversos, sempre interessado em filosofia política, aproveitou seu tempo livre para trabalhar nesse texto, que é uma contribuição e um chamamento ao cidadão brasileiro, para que eleve seu interesse pela política, como forma de aperfeiçoar nosso sistema democrático, e nosso meio político, hoje desacreditado.
- Como diz Milton Nascimento em sua música "...porque não há nada que não se discuta na mesa de bar..."

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Votação na Alerj



Hoje na sessão da Alerj estava prevista a proposta de modificação da chamada lei Rosinha, que estabelecia redução de ICMS para alguns municípios, fortalecendo o desenvolvimento, deixando de fora outros, que ficam prejudicados, mas a votação foi adiada, pois vai passar antes pelas diversas comissões. Como membro da comissão de Justiça, estarei atenta.

Espero que a revogação desta lei e a aprovação de uma nova possa trazer mais justiça a todos os muncipios e assim possibilitar desenvolvimento mais justo. Vou trabalhar por isto.

domingo, 4 de outubro de 2009

Cantora Mercedes Sosa morre, aos 74 anos, em Buenos Aires



A cantora argentina Mercedes Sosa morreu hoje, aos 74 anos, no hospital em Buenos Aires onde estava internada há cerca de um mês.

Corpo será velado na sede do Congresso argentino
Mercedes Sosa foi a voz da canção de protesto nos anos 70 e 80

Sosa foi internada por conta de um problema hepático que piorou com complicações pulmonares. Nos últimos dias, ela respirava com a ajuda de aparelhos. O filho de Sosa, Fabián Matus, afirmou à imprensa argentina que o momento era de "oração", mas que ainda tinha esperanças sobre a recuperação de sua mãe.

A cantora já havia sido hospitalizada em março deste ano, devido a um quadro de pneumonia e desidratação.

A saúde frágil da cantora a impediu de lançar oficialmente seu álbum duplo "Cantora", que traz participações de Caetano Veloso, Shakira e Joan Manuel Serrat, entre outros artistas.

Com uma carreira de mais de quatro décadas, Mercedes Sosa foi uma das vozes mais representativas da música popular argentina e da América Latina.

Publicado na Folha Online 04/10/2009 - 07h07

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mudança na lei 4533/05

A deputada Inês Pandeló (PT) participou ontem, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio, da audiência pública da comissão de Orçamento e outras comissões, que teve o objetivo de discutir as modificações na Lei 4533/05, mais conhecida como Lei Rosinha. O plenário da Casa estava lotado, principalmente de prefeitos, vereadores e a população dos municípios que se sentem prejudicados com a legislação. Inês Pandeló estava entre os parlamentares que vem há algum tempo solicitando alterações na lei. “Sou procurada há tempos por políticos e cidadãos dos municípios não beneficiados pela lei, visto que as empresas preferem se instalar nas cidades onde o imposto é menor. Durante a audiência, ficou decidido que será apresentado na Alerj um projeto de lei beneficiando outras localidades e revogando a lei anterior”, informou Pandeló.
Entre outras providências, a Lei concede as empresas já instaladas ou que venham a se instalar em alguns municípios do estado regime especial de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) equivalente a 2% sobre o faturamento no mês de referência.

VItória sobre ligações locais: Pinheiral, Barra do Piraí e Volta Redonda

Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, trago uma boa notícia.
Há muito tempo, os moradores das cidades de Pinheiral, Volta Redonda e Barra do Piraí solicitavam que as ligações entre essas cidades passassem a ter ligações locais, já que eles pagam como ligação interurbana, apesar de as cidades estarem muito próximas. Quem não é da cidade, ao visitar a cidade, acaba achando que está no município e, na verdade, está em outro.
Então, essa reivindicação chegou até mim e eu apresentei uma solicitação à Deputada Cidinha Campos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, aqui da Assembleia, que fez um ofício, uma solicitação à Anatel. E eu fui informada ontem que os fiscais da Anatel consideraram que existe ali uma confusão de território porque as cidades são muito próximas. Decidiram, então, pela ligação local, aprovada pelo Conselho da Anatel.
Só falta agora a publicação para que, em 60 dias, os moradores desses municípios economizem no bolso e passem a fazer ligações locais.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Celso Amorim filia-se ao PT, afirma presidente do partido

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, filiou-se ao PT. Ele está no governo Lula desde 2003Berzoini disse que é "uma grande satisfação para nosso partido ter como filiado esse extraordinário ministro". O Itamaraty confirmou ao UOL Notícias a filiação do ministro. O chanceler se inscreveu como membro do PT em Teresópolis, região serrana do Rio, onde tem residência e onde está registrado seu título eleitoral.Celso Amorim é chanceler desde o começo do governo Lula, em 2003. Ocupou o mesmo cargo entre 1993 e 1994, na gestão de Itamar Franco. Naquele período, ajudou na implantação do Mercosul e inaugurou embaixadas no Vietnã e na Ucrânia. Ao longo da carreira, desempenhou vários cargos como diplomata, principalmente como representante do Brasil em organismos multilaterais, e foi um dos principais protagonistas nas negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).No governo Ernesto Geisel, trabalhou como assessor do ministro das Relações Exteriores, Azeredo da Silveira. Na gestão do presidente João Baptista Figueiredo, em 1979, tornou-se diretor-geral da Embrafilme. Deixou o posto em 1982, após reação dos militares ao filme "Pra Frente, Brasil", que mostrava casos de tortura no regime militar ainda em vigência.
30/09/2009 - 10h22
Do UOL Notícias*Em São Paulo

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aderi a onda do Twitter

OLá pessoal estou escrevendo a tod@s para dizer que aderi a onda odo twitter e gostaria muito que vocês me seguissem também por lá: www.twitter.com/inespandelo
Até qualquer hora!
Abçs,

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Venha celebrar a vida e a chegada da primavera

Olá amig@s no próximo sábado acontecerá mais uma vez a Caminhada das Flores em Barra Mansa. Será a 13ª caminhada a favor da vida e da proteção ao ambiente.
Venha participar:
Concentração às 9 h do dia 19/09 - sábado em frente do restaurante popular em Barra Mansa.
Aguardo vocês.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PIB do Brasil cresce 1,9% no 2º trimestre, e país sai da recessão Deu no Blog Amigos do Presidente Lula


Quem diria heim?! Quem diria que um dia a gente fosse ler uma manchete dessa num jornal tucano!.:PIB do Brasil cresce 1,9% no 2º trimestre, e país sai da recessãoO Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro, para R$ 756,2 bilhõesSegundo informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em relação ao segundo trimestre de 2008, houve queda de 1,2%.Com isso, o país pôs fim a um ciclo usualmente chamado de "recessão técnica" - caracterizada pela queda do PIB por dois trimestres seguidos. Não significa que a economia já tenha se recuperado da crise, mas sim que se encerrou um momento de retração.A notícia de que o Brasil saiu da recessão já era esperada pelo mercado, pois o governo já dava sinais de otimismo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada que o crescimento do PIB seria de 1,8% a 2% entre abril e junho e também afirmou que em julho e agosto o país deu um salto na atividade econômica motivado pela produção industrial, que voltou a expandir-se, e pelas medidas de incentivo ao consumo.Segundo pesquisa com 25 economistas feita pela Reuters, a expectativa era que o PIB crescesse 1,6% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, mas mostrasse queda de 1,5% em relação ao segundo trimestre do ano passado.Componentes do PIBNo segundo trimestre, o consumo das famílias cresceu 2,1%, enquanto os gastos do governo caíram 0,1%. A formação bruta de capital fixo, ou investimento, permaneceu estável, sem variação. As exportações cresceram 14,1% e as importações subiram 1,5%.Comparado com igual período de 2008, apenas o setor se serviços apresentou crescimento, de 2,4%. A indústria teve queda de 7,9% e a agropecuária registrou perda de 4,2%.PrevisõesPara o fim do ano, o mercado espera, segundo boletim Focus divulgado pelo Banco Central, que o PIB brasileiro termine com queda de 0,16%. Para 2010, a previsão é bem mais positiva, de expansão de 4%.Mais otimista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que espera uma expansão de 5% para a economia brasileira no ano que vem, impulsionada pelo aumento do emprego no país.PIB no mundoO Brasil é um dos poucos países que conseguiu sair rapidamente da recessão. Entre os resultados que já foram divulgados, o PIB do Canadá caiu 3,2% no 2º trimestre, o PIB dos EUA recuou 1%, o PIB espanhol desceu 1,1% (somando 4 trimestres consecutivos de baixa) e o PIB da zona do euro caiu 0,1%. Da Uol, acredite se quiser...

Blog Amigos do Presidente Lula
Enviar por e-mail: Por: Helena™ . Sexta-feira, Setembro 11, 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Minha fala de ontem na Alerj

09/09/2009- 17:11

Sr. Presidente, faço minhas as palavras do Deputado Alessandro Molon, tanto no registro em homenagem ao companheiro Victor Valla, que realmente prestou grandes serviços ao povo brasileiro, de cidadania, quanto com relação ao repúdio, ao lamento sobre a situação que aconteceu aqui ontem.
Acho que votamos uma melhoria para os servidores. Depois de tanta discussão, foi feito um recuo e foram garantidos os 12% e a incorporação do Nova Escola, mas é lamentável o que aconteceu. A polícia tem que estar mais preparada. É lógico que o movimento social está nas ruas e, muitas vezes, pode haver nele um ou outro que se exalte, mas a polícia tem que estar preparada para conter os conflitos sem agressão, sem violência desnecessária. Então, manifesto aqui também o meu repúdio, o meu lamento com relação a isso e pela falta de quórum.
Convido todos – funcionários, deputados e deputadas, telespectadores da TV Alerj – a participarem de uma Sessão solene que acontecerá no dia 11 de setembro, às 16 horas, neste Palácio Tiradentes. Entregaremos a Medalha Tiradentes ao Senador da República Paulo Paim, pelos seus trabalhos em defesa do salário mínimo, em defesa dos trabalhadores da ativa e, principalmente, em defesa de aposentados e pensionistas. Fica o convite a todos.
Com certeza, será uma Sessão solene de festa, de grande mobilização, de grande participação, com muita tranquilidade e harmonia. Não vamos deixar que o fato de ontem possa afugentar as pessoas daqui, ao contrário. Isso não é comum, não é usual. Muitas vezes essas galerias já estiveram cheias; muitas vezes, as escadarias já estiveram superlotadas de pessoas que vieram aqui fazer as suas reivindicações. Foi lamentável a situação que ocorreu ontem, mas isso não é usual. Portanto, garanto que a Sessão solene em homenagem ao Senador Paulo Paim será de muita alegria e de mobilização popular, um ato de civismo. Estão todos convidados.
Muito obrigada.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

ALERJ APROVA SUBSTITUTIVO SOBRE NOVA ESCOLA


Depois de muita discussão e mobilização da categoria de todo o estado, foi aprovado hoje na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro - Alerj um substitutivo sobre a incorporação da gratificação Nova Escola para profissionais das secretarias de educação e cultura.

Há muito reivindicava-se o fim da gratificação, mas com incorporação aos salários. A mensagem original mandada pelo governador ao legislativo, no entanto, reduzia também o intertício de 12%entre os níveis, que os profissinais recebiam a cada 5 anos, daí a rejeição e a mobilização dos profissionais contra a mensagem.

Participei de uma reunião do colégio de líderes com membros do governo, na sala da presidência e foi concenso a impossiblidade de manter a redução dos níveis. Depois de muita negociação e de vários telefonemas ao governador foi dado o sinal verde para a manutenção do nível de 12% e da incorporação pelo teto à partir do nível 5.

Segue abaixo alguns pontos aprovados para maior compreensão:

1- Volta do internível de 12%.

2- Incorporação do Nova Escola à partir do nível 5 segundo tabela até 2015. O diferencial é que no substitutivo a cada nível é acrescentado os 12%.

3- No mês de outubro será incorporado r$100,00 no nível 5, mais ou menos 12% de acordo com o nível a partir daí.

4- Os funcionários administrativos receberão uma incorporação de r$150,00 para que possam receber o piso do salário mínimo, pois muitos hoje não recebem no salário base este valor.

5- A incorporação foi extendida aos aposentados, pensionistas e novos contratados que não recebiam a gratificação, ampliando para mais 95 mil servidores beneficiados.

6- O governador através de seus secretários presentes a reunião também comprometeu-se a publicar um decreto reajustando o valor da comissão do cargo em comissão dos animadores culturais e a enviar mensagem incorporando os professores de 40 h ao Plano de Cargos e Salários.

7- Foram criadas gratificações para os servidores que fizerem mestrado ou doutorado.

Lamentamos e repudiamos a ação truculenta da Polícia militar que feriu os trabalhadores em reivindicação e estamos entre aqueles que buscarão esclarecer o fato. Ressaltamos que o trabalho d@s deputad@s de diversos partidos, a abertura para a negociação do governador e a grande mobilização da categoria, garantiram avanços. Sabemos que isto não é tudo, muito precisamos ainda fazer pela educação, continuemos a luta e a mobilização, mas parabéns a tod@s que contribuíram para a garantia de direitos e pelos dados, vamos em frente!


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Oitenta e seis emendas no projeto da nova escola

O projeto enviado pelo governador Sérgio Cabral a Alerj incorporando a gratificação "nova escola" e reduzinho o intertício dos níveis do Plano de Cargo de 12% para 5% recebeu 86 emendas de diversos deputad@s. A Bancada do PT apresentou 6 emendas versando sobre volta dos 12%, incorporação dos professores de 40 horas e animadores culturais ao plano de cargos, data-base em 1º de maio, garantia de reajuste independente da incorporação do nova escola.
Na próxima terça-feira haverá reunião do colégio de líderes para discutir que emendas serão aceitas ou não.
Continuamos acompanhando a discussão e a mobilização da categoria.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Proposta de marco do pré-sal sai dia 31, diz Lula

Por Camila Moreira
SÃO BERNARDO DO CAMPO (Reuters) - A proposta sobre o novo marco regulatório do petróleo do pré-sal será divulgada na próxima segunda-feira, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento em São Bernardo do Campo.
O presidente lembrou que 71 por cento do pré-sal ainda não foi licitado, e que o governo quer aproveitar os recursos petrolíferos para, não somente realizar investimentos no social, mas também fomentar o desenvolvimento tecnológico e econômico.
"Não é que o governo vá ficar com 71 por cento do pré-sal. Eu quis dizer que 29 por cento já foram licitados nas regras antigas. Então, o que vai entrar na nova regulamentação é 71 por cento", disse Lula em evento nesta terça-feira, corrigindo afirmação feita mais cedo, de que "71 por cento serão partilha para a União".
Segundo um assessor da Presidência, os recursos para o fundo social serão provenientes da parte que caberá à União dentro desses 71 por cento.
"Ou seja, a União vai depositar esse dinheiro num fundo, para a gente resolver três problemas crônicos: investimento em educação, investimento em ciência e tecnologia e investimento para combater a pobreza no país", declarou o presidente no primeiro evento.
O governo ainda avalia, segundo entrevista do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, à Reuters, se recolherá royalties do petróleo do pré-sal.
SALTO TECNOLÓGICO
"Queremos aproveitar o pré-sal para dar um avanço tecnológico extraordinário. O pré-sal é a hora e a vez de deixar de ser o país do futuro e ser o país de agora", declarou o presidente.
Lula disse que o governo quer atrair investidores "de dentro e fora do país" para a formação de uma grande plataforma exportadora de derivados.
"A gente não pode ficar tirando petróleo e vendendo como se faz, primeiro queremos exportar derivados de qualidade, queremos fazer um grande pólo petroquímico do pré-sal", afirmou em discurso de cerca de 50 minutos, em um segundo evento na cidade do ABC paulista.
"Vamos precisar de plataformas, sondas, o complexo petroquímico, um enorme contingente de mão-de-obra será convocado, e queremos que comporte o nacional (a tecnologia e mão-de-obra)", completou o presidente.
EXPORTAÇÕES
Lula defendeu ainda a política de seu governo de diversificar as exportações do país para além de Estados Unidos e Europa, rebatendo os críticos de suas viagens a outros locais.
"Sobre as exportações, em 2003, 28 por cento eram para a Europa e 26 por cento para os Estados Unidos. Tomamos a decisão de diversificar, para América do Sul, África e países árabes e do Oriente Médio. O Brasil compete com produtos mais sofisticados? Só com iguais ou menores, como Rússia, China, Índia, África", afirmou durante encontro com lideranças da região do ABC paulista.
"A indústria automobilística tem que aprender a vender seus carros para a América Latina, e não esperar para vender uma pecinha para a Alemanha", completou ele, afirmando que, após ouvir críticas quando comprou o avião presidencial conhecido como Aerolula, agora o considera pequeno "porque tenho que parar duas vezes para chegar na China".
"Vamos terminar este ano crescendo e no ano que vem vamos crescer bem. O Brasil hoje figura aos olhos do mundo como um dos países mais promissores."
Lula afirmou ainda que até janeiro pretende fazer uma nova proposta para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para 2011 a 2015, e fez um alerta aos prefeitos das cidades brasileiras sobre a liberação de recursos. "Um bom projeto é a grande arma que o prefeito tem para conquistar as coisas no governo federal, esse é um alerta que dou aos prefeitos."

MORTALIDADE MATERNA PREOCUPA COMISSÃO DE DEFESA DA MULHER DA ALERJ

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio vai realizar uma audiência na próxima quarta-feira (26/08), às 10h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, para debater ações concretas para a redução da mortalidade materna. De acordo com a presidente da comissão, deputada Inês Pandeló (PT), o objetivo é o de discutir com autoridades da área a criação de políticas para a redução dessas mortes. “Essa é uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres, pois trata-se de uma tragédia que pode ser evitada em 90% dos casos”, afirmou a parlamentar.A redução da mortalidade materna no Brasil é um desafio. O Ministério da Saúde propôs a adoção do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, estabelecendo a criação de comitês, uma importante estratégia para a melhoria do sistema de registro de óbitos e informações. Assim, estados e municípios podem estabelecer políticas de atenção à mulher.
Fonte: Comunicação da Alerj

terça-feira, 18 de agosto de 2009

É importante lembrar a história

Trecho do Discurso - Inês Pandeló. Sessão Ordinária :18/08/Hora:15:10

Trago uma notícia divulgada no Diário Oficial do Estado, também divulgada em diversos jornais, principalmente da nossa região sul-fluminense..., sobre a visita do governador em exercício e Secretário de Obras, Luís Pezão, à cidade de Barra Mansa, Vila Natal, para inaugurar diversas obras naquela comunidade. Isso aconteceu no dia 14, sexta-feira.
Essa é uma obra que tem uma história, que foi muito importante para aquela comunidade, mas tem uma história longa, de quase dez anos. Agora, depois de passados tantos anos, as obras são inauguradas e ficamos felizes com isso. Saúdo a população, o governo do Estado, a todos aqueles que trabalharam para que essa obra fosse executada; mas, muitas vezes, a história é esquecida, e é importante que ela seja lembrada. Trago o registro dessa história.
Fui prefeita de Barra Mansa, de 1997 a 2000. Quando entrei na prefeitura, os moradores, com barracas de lona, já haviam tomado posse daquela área, que visitei durante a campanha. Naquela ocasião, eu disse que, eleita prefeita, resolveríamos a situação daquela comunidade...
Em 1999, pleiteei junto ao Jorge Bittar, Deputado Federal, hoje Secretário de Habitação, para que Barra Mansa fosse encaixada no Programa Habitar BID-Brasil, para habitações precárias. Consegui esse pleito.
Foi dado início ao Projeto Habitar BID. É um projeto que precisa da inserção dos moradores nas discussões, é bem participativo, o que é muito bom. Eu não esperei o projeto sair, iniciei obras com recursos próprios: coloquei água potável, iluminação, rede de água pluvial, colocação de meio-fio, e continuamos a trabalhar nesse Projeto Habitar BID.
Em 2000 foi meu último ano na prefeitura de Barra Mansa. Quando saí da prefeitura, sem mandato, sem poder lutar pela continuidade do projeto, ele foi paralisado.
Em 2003, começo meu primeiro mandato de Deputada Estadual e relembro dessa luta, dessa necessidade do projeto Habitar BID na Vila Natal. Começo, então, várias idas ao Ministério das Cidades, à Caixa Econômica Federal, levando moradores a cobrar, ao governo estadual.
Em 2005, governo de Rosinha Garotinho, as obras iniciaram. É bom lembrar que, antes disso, mesmo sendo de oposição, eu fui procurada à época por técnicos da prefeitura, que me pediram para conversar com a Caixa Econômica Federal, para que esta iniciasse as obras sem alguns detalhes, e que esses detalhes fossem corrigidos no decorrer do projeto. Eu assim o fiz. Então, em 2005 iniciaram-se as obras, mas em 2003 a Governadora não pagou a empresa que fazia as obras, e a empresa abandonou as atividades.
Quando chegou o Governo Sérgio Cabral, novamente trabalhei para que as obras fossem reiniciadas. No ano de 2008, foi dado reinício às obras, num total de 1,3 milhões, verba do governo federal e contrapartida do governo do Estado do Rio de Janeiro.
No dia 14 de julho, como eu falei, foi feita a inauguração, pude ver a alegria daqueles moradores e manifestei também minha alegria. As obras vão beneficiar cerca de 400 moradores. Foram construídas creches, centros de apoio para cursos profissionalizantes e uma quadra poliesportiva. Foram recuperadas 78 casas, construídas rede de água pluvial, rede de esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica e alguns banheiros, porque algumas residências não tinham banheiro. A área ficou muito bonita, tornou-se um bairro muito melhor do que talvez muitos bairros antigos da cidade.
Eu quero parabenizar todos aqueles técnicos, todas as pessoas que não desistiram da inauguração dessa obra. Eu acho muito importante resgatar a história. Muitas vezes, nós, que estamos em cargos públicos, nos esquecemos daquilo que foi construído antes de nós, e achamos que, no presente, somos os únicos, mas muita coisa foi construída, batalhada antes. Se não houvesse ocorrido esse trabalho imenso, não teríamos hoje essas obras inauguradas e beneficiando aquela população.
Quero citar aqui também o atendimento da Inês Magalhães, do Ministério das Cidades, e o Vicente Trevas, à época também desse Ministério, que sempre me atenderam muito bem, sempre viam onde estavam os nós e buscavam desamarrar esses nós para o projeto avançar.

sábado, 8 de agosto de 2009

Pensar... viver... pensar...

Parei e pensei um pouco:
De que vale a vida?
Parei e pensei um pouco:
Por que tanta pressa de chegar?
Chegar onde?
Correr que corrida?
Avançar em que caminho?
Chegar em que destino?
Lutar por qual luta?
Trabalhar por qual final?
Viver por qual alegria?
Morrer por qual ideal?
São pensamentos e perguntas...
É vida que é doada e que se vai...
Mas o que seria da luz
se a vela não fosse consumida pelas chama?
Chama que ilumina
e vai e vai e vai ...
Que ilumina...
Até apagar.

Inês Pandeló

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dulci afirma que Conferência de Comunicação acontece de qualquer jeito

Ministro considera que saída de setor empresarial do fórum não tira legitimidade do evento

Por Lúcia Rodrigues

O ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci,
afirmou ontem em São Paulo, que a 1ª Conferência Nacional de Comunicação será realizada na data prevista, de 01 a 03 de dezembro, mesmo que o setor empresarial se retire das discussões. Para ele, a Conferência não perde legitimidade por não ter em seu fórum os empresários. Apenas a abrangência será mais restrita.

O ministro conversou com a reportagem de Caros Amigos durante o seminário internacional que discutiu a crise e as estratégias sindicais, promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), em que participou na qualidade de conferencista. O evento antecedeu a abertura oficial do 10º congresso da entidade, que está marcada para ocorrer hoje, 04, a partir das 19h30, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Além da Conferência de Comunicação, o ministro também falou a Caros Amigos sobre a redução da taxa de juros e do spread (diferença entre os juros que são cobrados pelo banco ao tomador do empréstimo e o valor que é pago ao emprestador dos recursos ao banco) bancário e sobre reforma tributária

terça-feira, 4 de agosto de 2009

MANIFESTAÇÃO EM REPÚDIO À MERCATILIZAÇÃO DO CORPO DAS MULHERES

Dia 4 de agosto - terça-feira - às 11:00 horasAto/Panfletagem em frente ao Prédio da Justiça Federal(Av. Rio Branco, 243 - Centro - Rio de Janeiro)Nota de RepúdioNós, mulheres representantes de diversos movimentos sociais, repudiamos a Editora Solcat Ltda pela publicação do guia "Rio for Partiers" e a decisão preliminar do juiz federal José Luis Castro Rodriguez, da 21ª Vara Federal, que negou o pedido da Embratur – encaminhado pela Advocacia Geral da União – para que esse guia fosse retirado de circulação. O guia estimula a prostituição classificando as mulheres cariocas em diferentes tipos e instruindo o leitor sobre como garantir relações sexuais com elas. Dentre os tipos classificados encontram-se mulheres que são consideradas "máquinas de sexo" e o guia explica como identificá-las.O referido guia reduz as mulheres à mercadoria, um produto a ser comprado e usado por turistas em sua visita ao Rio de Janeiro. Na venda de sexo, o comprador, homem, se encontra numa posição de poder, na medida em que a mulher é considerada apenas um objeto, para a satisfação exclusiva do seu comprador. Nesta posição de submissão, essas mulheres são expostas a diversos atos de violência.Sabemos que muitos países têm a prostituição como estratégia de desenvolvimento pelo alto lucro gerado. Repudiamos a existência do turismo sexual e consideramos vergonhosos países que estimulam este "turismo" onde se naturaliza a compra e venda de mulheres em prol do lucro de multinacionais, companhias aéreas, de turismo e até mesmo os governos.Reconhecemos a postura da Embratur como correta e repudiamos a atitude machista da publicação e da permissão da circulação desse guia sexual que representa a mercantilização, exploração das mulheres e incentivo à submissão das relações humanas ao dinheiro. Nós mulheres organizadas lutamos diariamente contra a mercantilização de nossos corpos e nossas vidas. Reafirmamos: somos mulheres e não mercadoria!
Assinam:AMAB - Associação de Mulheres de Búzios, AMB - Articulação de Mulheres Brasileiras, Bordadeiras da Coroa, CACES – Centro de Atividades Culturais, Econômicas e Sociais, CAMTRA - Casa da Mulher Trabalhadora, CEASM- Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, CEDIM - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do RJ, CEDOICOM - Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher, Comissão Defesa Direitos da Mulher da ALERJ, Comissão de Gênero e Etnia do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro - SINPRO-Rio, Confederação de Mulheres do Brasil – CMB, DCE PUC-Rio de Janeiro, Federação de Mulheres Fluminenses – FMF, FENAS - Federação Nacional dos Assistentes Sociais, Forum de Juventudes do Rio de Janeiro, Forum Feminista do Rio de Janeiro, Forum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, Instituto Eqüit, Instituto Imagem Cidadania, Instituto Vivendo-Gerus, Juventude do PT-RJ, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento de Mulheres de Cabo Frio, Mulheres do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade – MTL, Museu da Maré, NEPS-Maré - Núcleo de Estudos e Pesquisação Social da Maré, OAB Mulher/RJ, ONG Laboratório Cultural, PVNC - Pré-Vestibular para Negros e Carentes, Rede Maré Jovem, Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Redeh - Rede de Desenvolvimento Humano, SASERJ – Sindicato dos Assistentes Sociais, Secretaria da Igualdade Racial CUT-RJ, Secretaria da Mulher Trabalhadora CUT-RJ, Secretaria de Mulheres do PCdoB, Secretaria de Mulheres do PT-RJ, Setorial Estadual de Mulheres do PSOL, Sindicato dos Servidores das Justiças Federais – Sisejufe-RJ, Sindicato dos Advogados, UBM - União Brasileira de Mulheres, UEE - União Estadual dos Estudantes, UNE - União Nacional dos Estudantes

terça-feira, 28 de julho de 2009

Asfaltamente das Estradas de Rialto e Amparo em Barra Mansa: A luta continua!

O presidente do DER visitou o Distrito de Rialto ontem. Foi mais um passo importante de uma luta que eu travo junto com os moradores desde 2003, colocando e recolocando emendas no orçamento do estado.. Há dois anos, um técnico do DER visitou a estrada e fez o esboço de projeto, de lá prá cá fizemos abaixo-assinado e venho conversando sobre o assunto com o vice governador Pezão e com o próprio governador, que despachou de próprio punhooa seguinte: " ´Dr Henrique, já conversei com Wilson (Scretário de Governo) e a Deputada Inês, vamos fazer." Recentemente estive com moradores no gabinete do Presidente do DER e a partir daí foi iniciado o projeto de engenharia que ficará pronto nos próximos dias. Além da estrada que liga Colonia ao Distrito de Rialto, também estamos reivindicando o asfaltamento da estrada que liga o bairro de Vila Nova ao Distrito de Amparo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Presidente Lula garante verba para a Confecom


Ficou acertado também o cronograma para a aprovação do regimento interno da conferência

Brasília – O anúncio foi feito pelo Ministro das Comunicações, Hélio Costa, após conversa com o Presidente Lula nesta terça-feira, 14 de julho. De acordo com o ministro, o contingenciamento dos R$ 8,2 milhões para a realização da primeira Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), confirmado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deverá ser repassado ao MC dentro dos próximos dias. Dessa forma, segundo Hélio Costa, o problema de falta de recursos para a realização da conferência, depois do corte de mais de R$ 6 milhões no orçamento, está resolvido.Hélio Costa falou também da reunião que manteve com os ministros Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social, e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência, para acertar o encaminhamento que será dado à elaboração do regimento interno da Confecom. “Acabamos de acertar o entendimento do regimento interno e podemos voltar com as atividades”, enfatizou o ministro. Ele disse que a partir da próxima terça-feira, 21 de julho, o grupo responsável pela elaboração do documento retomará o trabalho para que ele seja apresentado, analisado e aprovado o quanto antes.


Enviado por Alvaro Britto

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Nota Pública Movimento Nacional Pró-Conferência de Comunicação


A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) será um marco para o Brasil por reunir diferentes setores da sociedade na discussão sobre os rumos da Comunicação no país. Convocada pelo Governo Federal no começo deste ano, a Conferência já possui data para acontecer: 1°, 2 e 3 de dezembro de 2009. Contudo, a Comissão Nacional Pró-Conferência (CNPC), movimento social composto por 36 entidades nacionais da sociedade civil, torna pública sua preocupação com o devido cumprimento do calendário deliberado pela Comisão Organizadora para sua realização dentro das datas estabelecidas.No dia 9 de julho de 2009 se realizaria a reunião da Comissão Organizadora Nacional da Confecom para finalizar a redação da minuta do regimento interno. Esse documento define os procedimentos para a realização das etapas municipais, intermunicipais, estadual e nacional da Conferência. Mesmo que a Comissão Organizadora não consiga chegar a uma redação única do regimento, compete ao Ministério das Comunicações finalizar e publicar o documento.Após quatro encontros da Comissão e diversos debates sobre o assunto, o governo adiou a reunião um dia antes dela acontecer e não marcou até o momento um novo encontro. O presidente da Comissão, o Assessor Jurídico do Minicom, Marcelo Bechara, justificou que o adiamento se deve ao interesse dos ministros Franklin Martins, Hélio Costa e Luiz Dulci em se informar melhor sobre a discussão do regimento interno da Conferência.Pontuamos também que o Governo Federal precisa buscar urgentemente alternativas para recompor o orçamento previsto para o evento, que sofreu 80% de corte sobre o valor inicial - e que as providencias necessárias estão sendo tomadas para garantir a realização de uma conferência de porte nacional, a primeira do setor, pela qual os movimentos sociais lutam há mais de uma década.Já há indicações por parte do Ministério do Planejamento de que o Governo está atuando para recompor o orçamento da Confecom. Os estados brasileiros estão organizados e mobilizados na realização das etapas estaduais, e na expectativa da publicação do regimento interno para tocarem os próximos passos.A atuação dos estados é resultado da articulação de mais de 400 entidades da sociedade civil, distribuídas em todas as regiões do país, que compõem as Comissões Estaduais Pró-Conferência de Comunicação. Vários governos estaduais já tomaram conhecimento sobre a realização da Conferência e alguns marcaram, inclusive, data para a realização das etapas estaduais. É notável o número de seminários, audiências públicas e debates na mídia promovidos sobre tema. A realização da Conferência irá acolher os interesses da maior parcela da sociedade brasileira.O Movimento Nacional Pró-Conferência de Comunicação reforça que continuará a mobilizar nacionalmente as entidades da sociedade civil para a realização da Conferência de Comunicação . Para tanto, chegou a realizar uma pré-reserva de local, já que Brasília possui uma agenda de eventos bastante concorrida no começo de dezembro. A confirmação do local depende da alocação de verbas em tempo hábil.Por fim, a CNPC sempre se disponibilizou para a construção da Conferência e tem respeitado os diferentes pontos de vista existentes sobre o tema, ressaltando ainda que a Conferência deve ser realizada de forma democrática e plural e repudia qualquer posicionamento ou ação que restrinja ou retarde sua realização. Nesse sentido, continuaremos a lutar para garantir que a Conferência seja um espaço de debate amplo e que reflita os anseios da sociedade.
Essa nota é assinada pelo Movimento Nacional Pró-Conferência de Comunicação, composto pelas seguintes entidades nacionais:
ABCCOM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CANAIS COMUNITÁRIOSABEPEC - ASSOCIAÇÃO B. DAS EMISSORAS PÚBLICAS, EDUCATIVAS E CULTURAISABGLT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAISABI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSAABONG – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONGSABRAÇO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIAABTU - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TV UNIVERSITÁRIAAMARC-BRASIL – ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DAS RÁDIOS COMUNITÁRIASANDI - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DOS DIREITOS DA INFÂNCIAARPUB – ASSOCIAÇÃO DAS RÁDIOS PÚBLICAS DO BRASILASTRAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TVs E RÁDIOS LEGISLATIVASCAMPANHA QUEM FINANCIA A BAIXARIA É CONTRA A CIDADANIACEN - COLETIVO DE ENTIDADES NEGRASCFP – CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIACOMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICACOMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DO DEPUTADOSCOMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVACONFERP - CONSELHO FEDERAL DE PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES PÚBLICASCONUB - CONSELHO NACIONAL DE UMBANDACUT – CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORESENECOS – EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO SOCIALFENAJ – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTASFENAJUFE - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO E DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERALFITERT – FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE RÁDIO E TELEVISÃOFITTEL - FEDERAÇÃO I. DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕESFNDC – FÓRUM NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃOFÓRUM DE ENTIDADES NACIONAIS DE DIREITOS HUMANOSINESC – INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOSINTERVOZES – COLETIVO BRASIL DE COMUNICAÇÃO SOCIALLaPCom – LABORATÓRIO DE POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃOMNDH – MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOSMNU - MOVIMENTO NEGRO UNIFICADOMST – MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRAOAB – ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASILPFDC – Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – Ministério Público FederalRENOI - REDE NACIONAL DOS OBSERVATÓRIOS DA IMPRENSAUNE - UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES

domingo, 12 de julho de 2009

Javier Fernández-Han levou o prêmio Invent Your World Challenge

Jovem de 15 anos cria projeto com múltiplos benefícios ambientaisJMAmbiente - 10/Jul/2009
Chamado de Versatile, o sistema promete tratar dejetos, produzir combustível a partir de algas, seqüestrar gases do efeito estufa e ainda gerar iluminação e alimento a baixos custosCom apenas 15 anos, o norte-americano Javier Fernández-Han levou o prêmio Invent Your World Challenge ao combinar 12 diferentes tecnologias em um grande sistema que abrange desde um digestor anaeróbico até um bioreator abastecido por algas. Por sua visão de aliar diversas inovações em um único produto que beneficiaria comunidades pobres, Javier derrotou mais de 300 outras iniciativas de 30 países e recebeu uma bolsa de estudos no valor de US$ 20 mil.Segundo os organizadores do prêmio Invent Your World Challenge, o diferencial do projeto de Javier, chamado de VERSATILE, está na maneira em que une as diferentes tecnologias, que estão agrupadas em seis subsistemas. Sua eficiência viria ainda da habilidade de pegar os dejetos de um sistema para alimentar outro, assim como da sua adaptabilidade, que permite que o projeto seja alterado conforme as mais diferentes necessidades.Para os organizadores, mesmo que ainda não tenha sido construído, o projeto de Javier já vale destaque pelo seu espírito inovador e potencial social.O Versatile agrupa:* Um digestor anaeróbico, que utiliza esgoto e sobras de comida;* Um ‘bio-gas upgrader’, que transforma os gases do digestor em alimento para algas, assim como produz combustível;* Fornos para a queima de metano, que não poluem e capturam o dióxido de carbono (que é canalizado para dentro do bioreator para acelerar o crescimento das algas);* Bioreatores, que usam raios do sol, água salgada, CO2 e nutrientes do digestor para produzir oxigênio e biomassa de algas, que pode ser usada como alimento da pecuária e até para pessoas;* Latrinas com descarga;* ‘PlayPump’, que utiliza a energia de crianças brincando para movimentar o sistema e outros aparelhos.“Uma invenção que é muito focada para resolver um único problema geralmente acaba criando outros, porque a natureza é altamente complexa e interconectada”, explica Javier.Os benefícios que o sistema Versatile pode trazer para a vida de uma comunidade pobre são inúmeros. Ele contribuiria para a redução do desmatamento, pois os fornos movidos a metano não necessitam de lenha; geraria uma fonte de renda a partir da venda da biomassa das algas para as indústrias farmacêuticas e de alimentos, e forneceria biomassa que pode ser utilizada para a alimentação direta da pecuária.Além disso, o sistema abasteceria a comunidade com energia, já que o PlayPump geraria eletricidade para iluminação com lâmpadas LEDs, e o óleo de algas seria uma fonte de combustível para as máquinas.Javier afirma que o sistema pode ser instalado em qualquer local com clima quente, incluindo desertos irrigados com água salgada e até navios. A única coisa que precisaria ser alterada seria o tipo de alga, pois existem milhares de espécies que crescem a ritmos diferenciados, conforme as condições do ambiente.Ainda segundo o jovem gênio, o Versatile pode ser potencializado para ajudar populações de mais de 200 mil habitantes, ou reduzido para pequenas vilas. Atualmente, o adolescente está trabalhando numa versão do Versatile para uma única família, que teria um custo estimado de US$ 300.A invenção de Javier superou inclusive muitos adultos com mais de 20 anos ao se destacar por seu potencial humanitário. O Invent Your World Challenge é uma competição anual, promovida pelas Fundações Ashoka e Lemelson, que procura ajudar 50 jovens inventores a usar seu potencial para o desenvolvimento de mudanças sociais positivas.

Fonte: 3Setor / Envolverde / Carbono Brasil/Jornal do Meio Ambiente

quinta-feira, 9 de julho de 2009

LEI ELEITORAL A FAVOR DAS MULHERES

Lei Eleitoral tem modificações a favor das mulheresAs alterações ainda precisam ser confirmadas pelo Senado Federal e devem passar a valer nas eleições de 2010O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (08/07), por processo simbólico de votação, alterações na Lei Eleitoral (nº 9.504/97). Algumas mudanças do texto referem-se às candidaturas das mulheres. A nova redação estabelece que 5% do Fundo Partidário tem de ser aplicado na formação política das mulheres; 10% do tempo de propaganda partidária dos partidos serão utilizados pelas mulheres dos partidos; passa a ser obrigatório o preenchimento pelos partidos dos 30% de vagas destinadas ao sexo oposto; e se o partido não cumprir o preenchimento dessas cotas, a sanção será de 2,5% a mais do Fundo Partidário destinado à formação das mulheres. As mudanças ainda precisam ser confirmadas pelo Senado Federal e devem passar a valer nas eleições de 2010.Essa conquista é resultado do trabalho da Comissão Tripartite - composta por representantes do Poder Executivo, do Legislativo e da sociedade civil -, do empenho da Bancada Feminina do Congresso Nacional e da mobilização do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e do movimento social, por meio, da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), da União Brasileira de Mulheres (UBM), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfêmea).No último dia 30 de junho, a Comissão Tripartite enviou carta ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer, reivindicando a necessidade de mudança da atual sub-representação feminina na política brasileira. A carta originou um folder que foi entregue aos parlamentares e conclama a Câmara dos Deputados a promover o aprofundamento da democracia brasileira, realizando as mudanças necessárias na legislação eleitoral. A Comissão afirma que, seguindo uma tendência mundial, os Estados não devem apenas reconhecer, mas promover o direito de participação política das mulheres. Uma demanda, também, de boa parte da sociedade brasileira, como revelou pesquisa elaborada pelo IBOPE, Instituto Patrícia Galvão e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), divulgada em fevereiro de 2009. De acordo com o estudo, 75% das pessoas entrevistadas disseram ser favoráveis às cotas e 86% defenderam punições aos partidos políticos que não as obedecem.O material com as principais propostas encaminhadas pela Comissão Tripartite pode ser lido no link abaixo. "É Hora de Avançarmos - Propostas de Emenda ao Projeto de Reforma Eleitoral - Comissão Tripartite"Baixa representatividade - Segundo levantamento da União Interparlamentar (UIP), em setembro de 2008, as mulheres brasileiras representavam apenas 9% da Câmara Federal - o que colocava o Brasil na 142ª colocação no ranking entre os 188 países pesquisados. O número brasileiro impressiona mais ao comparado com outros países caribenhos, centro e sul-americanos. Em Cuba, as mulheres ocupam 43,2% das cadeiras do parlamento; na Argentina, 40%; no Peru, 29,2%; no Equador, 25%; na Venezuela, 18,6%; na Bolívia, 16,9%; no Chile, 15%; e no Paraguai, 12,5%. Nas Américas, o Brasil permanece à frente apenas da Colômbia, do Haiti e de Belize.Comissão Tripartite - foi instituída pela Portaria nº 15/2009. É coordenada pela subsecretária de Articulação Institucional da SPM, Sônia Malheiros, e participam dela Magaly de Carvalho, da Casa Civil; Fernando Macedo Sousa, da Secretaria de Relações Institucionais; Pedro Vieira Abramovay, do Ministério da Justiça; Maria Helena Pessoa Pimentel, da Secretaria Geral; as deputadas Rita Camata (PMDB/ES), Luiza Erundina (PSB/SP), e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e os senadores Serys Slhessarenko (PT/MT) e Renato Casagrande (PSB/ES). A sociedade civil é representada nesta Comissão por Raquel Guizoni, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher; Natalia Mori, do Cfêmea; Silvia Camurça, da AMB; Liége Roch, do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres do Partidos Políticos e Carmen Foro, da Marcha Mundial de Mulheres.
Fonte: Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

PT amplia liderança partidária e Dilma já ultrapassa 20% de intenção de voto


Pesquisa do instituto Vox Populi realizada entre os dias 2 e 7 de maio mostra que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já tem entre 19% e 25% de intenção de votos para a Presidência da República, caso seja candidata em 2010.
O levantamento, que ouviu duas mil pessoas em todas as regiões do país, mostra ainda que o PT continua sendo o partido de maior preferência da população. O índice, que era de 25% em maio de 2008, saltou para 29% agora. Em seguida, vêm PMDB, com 8%; e PSDB, com 7%. O DEM, ex-PFL, tem apenas 1%.
Os números mostram que 59% dos entrevistados têm muita ou alguma simpatia pelo PT. Para 70%, o PT ajuda o Brasil a crescer.
Encomendada pelo PT, a pesquisa mostra também um quadro de ampla aprovação popular ao governo Lula. A avaliação positiva do presidente (considerando os índices de ótimo, bom e regular positivo) chega a 87%. Para 60%, o Brasil melhorou nos últimos dois anos, enquanto 67% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o país.
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, comemorou os resultados do levantamento.
“A pesquisa mostra um quadro muito positivo, pois o PT ampliou seu percentual de preferência partidária junto à população, com atributos positivos em vários aspectos. Nosso governo está com mais de 80% de aprovação. Isso mostra o acerto da condução partidária e das medidas de enfrentamento à crise mundial”, afirmou. Berzoini também destacou a subida de Dilma na sondagem eleitoral. "O desempenho da Ministra Dilma é consistente, levando-se em conta que boa parte da população não a conhece e não sabe ainda que Lula e o PT a apóiam. Vamos apresentar um Programa com mais avanços e novas conquistas para as eleições de 2010, para trabalhar a ampla aprovação da maioria da população ao projeto em andamento no país"
Veja abaixo os principais números da pesquisa, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais: BRASIL
67% estão satisfeitos ou muito satisfeitos, igual a maio de 2008
27% estão insatisfeitos; 5% muito insatisfeitos
Para 60%, Brasil melhorou nos últimos anos
Para 14%, piorou
Para 56%, vai melhorar nos próximos 2 anos
Para 13%, vai piorar
PARTIDOS
Preferência
PT tem 29% da preferência partidária; alta de 4 pontos em relação a 2008 e de 10 pontos sobre 2004.
PMDB tem 8%; PSDB tem 7%; e DEM tem 1%


Divulgação feita no site do PT: www.pt.com.br

O Ineditismo de Dilma

Veja abaixo o texto enviado pelo companheiro do Brasil: Conjuntura Política para o BLGO DA DILMA:

Muito se fala das velhas raposas da política brasileira, figuras que perpetuam no poder, alternando ora na Chefia do Executivo, ora nas lideranças do Legislativo, até que, no final da carreira, que quase sempre coincide com o final da vida, deparam com a oferta de uma cadeira em um desses cobiçados tribunais, onde suas mordomias lhes acompanharão até os respectivos sepulcros. 2010 poderá inovar, e ao contrário do que aconteceu nos últimos 25 anos, há chance de Dilma se tornar Presidente do Brasil sem ao menos ser testada nas urnas, em eleições majoritárias ou proporcionais. Todos, que governaram o país a partir de sua redemocratização, haviam sido testados e aprovados pelo menos por uma parcela da população. De certa forma, mérito de Dilma, que tem coragem de enfrentar as urnas no maior pleito eleitoral nacional, desconhecendo seu próprio poder de fogo. Muitos críticos, e a própria oposição, afinaram um discurso desmerecendo e desacreditando a candidata, afirmando que lhe falta experiência em governar e, mais ainda, no jogo de interesses do Legislativo. Em contrapartida, seu ineditismo pode garantir-lhe uma pureza de imagem, alguém que não carrega consigo os vícios e práticas inescrupulosas que acompanham o dia-a-dia das velhas raposas. Mesmo estando ainda muito cedo para esse Show que se formou em torno das eleições 2010, pode-se esperar que surpresas não irão faltar, desde um Ciro Gomes disputando o Palácio dos Bandeirantes, até mesmo o Brasil tendo a sua frente, pela primeira vez, uma mulher, ousada e guerreira, esta porque terá vencido uma doença que assombra nossa população, e aquela por aceitar ser lançada. Mas, mais do que isso, colocará para correr velhas raposas desse território, que ainda tem lei.BLOG DA DILMA NO TWITTER: http://twitter.com/blogdadilma

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Carta do Cônsul do Sri Lanka

Agradeço e publico a carta enviada pelo Cônsul do Sri Lanka no Estado do Rio de Janeiro felicitando pela lei que estabelece nas unidades de saúde e hospitais públicos os serviços de terapia natural, tais como a massoterapia, acupuntura, hidroterapia e hipnose, dentre outros.
Leia abaixo:


Prezada Deputada Inês Pandeló,
.
Preliminarmente, gostaria de parabenizar a nobre Deputada pela iniciativa de promover as terapias naturais no Estado do Rio de Janeiro. Enviei também e-mail para a Srª Nathalia sobre o assunto.Colaborei com o ex-deputado Carlos Minc na elaboração do Projeto de Lei sobre a Acupuntura nos hospitais públicos estaduais que se tornou a Lei Estadual nº 3181/99.
Fui Conselheiro Estadual de Educação e relator da Deliberação CEE nº 270/01 que estabeleceu as Diretrizes curriculares complementares na área de acupuntura, shiatsuterapia e terapias naturais no âmbito do Estado. Por exercer função diplomática no Rio de Janeiro, infelizmente, tive que me afastar do referido Conselho.
Envio, em anexo, um artigo que será publicado brevemente no jornal O Globo sobre a sua feliz iniciativa.
Parabenizo-lhe, mais uma vez, na certeza de que sua atuação nessa Casa Legislativa será coroada de êxitos e felicidades.
Atenciosamente,
Dr.Sohaku BastosCônsul-Geral a.h. do Sri Lanka no Estado do Rio de Janeiro
Sohaku R.C. Bastos, M.B., O.M.D., Ph.D.Consul General for Sri Lanka in Rio de Janeiro, a.h.Brazilian College of Acupunture - ABACO/CBAJapanese Society of Medical Electroacupuncture

segunda-feira, 22 de junho de 2009

UNIFORMES QUE EXPUSEREM CORPO DE FUNCIONÁRIOS SERÃO PROIBIDOS


Aprovada em segunda discussão, nesta quinta-feira (18/06), pela Assembleia Legislativa do Rio, a proibição do uso de uniformes que expuserem o corpo de funcionários de estabelecimentos de serviços comerciais ou industriais será submetido ao governador Sérgio Cabral. Caso seja sancionado, o projeto de lei 1.091/03, dos deputados Geraldo Moreira (PMN) e Inês Pandeló (PT), proibirá o uso de shorts, maiôs, sungas, biquínis, calções de banho e similares em postos de gasolina e demais estabelecimentos comerciais. “Vários estabelecimentos, principalmente postos de gasolinas, têm a prática de impor às suas funcionárias a utilização de uniformes que têm o único objetivo expor o corpo da mulher. A aprovação desta norma, que espero ver transformada em lei, é um passo importante no combate a esta ‘mercantilização’ do corpo feminino”, explica Pandeló, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj.
A deputada aproveita para fazer a ressalva de que a proibição abrange também os funcionários do sexo masculino. O governador terá 15 dias úteis para sancionar, ou vetar, o texto. Caso vire lei, a proposta punirá as empresas que descumprirem a determinação em mil Ufirs por funcionário – multa que poderá triplicar em ca.


Fonte: Comunicação da Alerj.

sábado, 13 de junho de 2009

Treze de junho dia de encontrar e recordar.


É de manhã, o frio chegou e o vento que sopra pela minha janela faz um barulhinho antigo. Lá fora, no entanto, o sol já brilha e eu me preparo para sair. É dia treze de junho e o bairro de Saudade em Barra Mansa recebe a visita do Bispo e ganha um ar de feriado: o dia de Santo Antonio, o padroeiro da Matriz.

Lá vou eu, mais uma vez repetindo o mesmo caminho de tanto tempo para assistir a missa das dez.

Volto no tempo. Lembro de trinta e cinco anos atráz quando chego a cidade com tanta tristeza de deixar velhos amigos, depois, da chegada à Igreja e me sentindo em casa com a catequese e as pastorais. A festa naquela época era grande e de muito trabalho, todos da comunidade se revezavam nas barracas até tarde da noite, buscando recursos para manter a comunidade. Os namoros também eram constantes e neste dia o chão da igreja ficava todo branco de papelzinhos, que as moças deixavam para as suas promessas a espera do príncipe que haveria de vir.

Recordo com carinho de tantos e tantas, padres, irmãs e amigos que compartilharam comigo aquela época e relembro ainda mais as primeiras reflexões sobre a verdadeira tarefa de um cristão, ou cristã e daí a conscência da participação política, o começo de tudo...

Dia de Santo Antonio, missa das dez, procissão e festa à noite, dia de recordar e encontrar amigos e amigas ausentes ou não, mas sempre presentes na memória.

Arquivo do blog