quinta-feira, 2 de abril de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ICMS VERDE FOI UM SUCESSO

A audiência pública do ICMS Verde que aconteceu no dia 1º de abril, como tínhamos anunciado, foi ótima. Estiveram presentes a Secretária Estadual de Ambiente, Marilene Ramos, o Presidente do INEA,Firmino e outras autoridades de diversos municípios da Bacia do Rio Paraíba do Sul.. Além das diversas informações sobre como funcionará o ICMS Verde ou Ecológico e uma previsão de quanto cada município deverá receber, aconteceu também discussões e informações de ações da SMA e INEA sobre o acidente da Servatis que derramou
o produto endosulfan no Rio Paraíba do Sul causando a mortandade de milhares de peixes. A secretária e o presidente do INEA informaram que está previsto o início do peixamento no Rio Paraíba ainda na segundo semestre e que um programa de contingência está em fase de licitação com o apoio da Agencia Nacional de Águas - ANA, já que o rio é federal.
Informei que apresentei também na Assembléia projeto criando o programa de contigência
para o Rio Paraíba e emenda no orçamento do estado para o repovoamento ou peixamento.
Como resultado concreto da audiência enviamos ofício para o secretário estadual de fazenda solicitando prorrogação do prazo para que os municípios enviem as informações para a repartição do ICMS Verde do ano que vem, já que o ´prazo havia encerrado em março e vários municípios não conseguiram enviar estes dados. Também conseguimos que o site do INEA publique os relatórios das reuniões sobre a servatis e o projeto de peixamento para o Rio Paraíba do Sul.

terça-feira, 31 de março de 2009

CAIU A MÁSCARA DA CSN


A Companhia Siderúrgica Nacional obteve um lucro líquido de 5 bilhões e 770 milhões crescendo 98% em relação a 2007 e a máscara da empresacaiu. Demitindo trabalhadores justificando-se na crise, a CSN não teve como esconder o seu balancete com os lucros extraordinários, mostrando que o verdadeiro motivo da demissão é para reduzir direitos e salários dos trabalhadores e isto não podemos permitir.

O Jornal do Comércio de ontem registra a fala do presidente da companhia, Benjamim Steibruch: " Em 2008, 85% de nossas vendas foram realizadas no mercado interno, percentual que deverá se repetir em 2009. Essa participação é um ponto forte da CSN, pois o consumo interno brasileiro deverá ser bem mais vigoroso do que o do mercado internacional", isto quer dizer também que a queda na exportação não é justificativa para demissão.

Que o governo federal possa pressionar através do BNDES a paralização das demissões.

Que os movimentos organizados, os trabalhadores e a população em geral possam dar a resposta necesária: Mobilização.

Que a justiça possa exigir da CSN a sua responsabilidade social e decidir pela garantia dos direitos e empregos.

Não está na hora de discutirmos a reestatização?

segunda-feira, 30 de março de 2009

CNT DIZ QUE DILMA SUBIU NA PESQUISA

Foi divulgado hoje a pesquisa realizada pela CNT/Sensus em todo o país que coloca Dilma Rousseff em melhor posição em todas as simulações das eleições de 2010. Na pesquisa espontânea, ela atingiu 3,6%, empatando técnicamente com tucano Aécio Neves, que possui 2,9%. ("Há uma maior percepção da população de que as eleições estão se aproximando", afirmou Ricardo Guedes, diretor da CNT/Sensus, sobre o aumento da preferência pela candidata Dilma Rousseff e a diminuição no número de indecisos, em todas as simulações feitas.
Aumentou também aqueles que votariam no candidato do presidente chegando a 50,1% (21,5% - exclusivamente e 28,6% que poderiam votar.
Aprovação ao governo Lula caiu dez pontos desde janeiro, mas a avaliação positiva do governo Lula está em 62,4% e mesmo com a queda, a aprovação "é muito superior à maior marca atingida por Fernando Henrique Cardoso, com 32%, em dezembro de 1998, ano em que a pesquisa da CNT/Sensus começou a ser divulgada", diz a matéria da Uol.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 23 e 27 de março, em 136 municípios de 24 Estados, foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.

Arquivo do blog