quarta-feira, 3 de março de 2010

NÃO A TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAIBA DO SUL.


O governador de São Paulo José Serra, está fazendo estudos para fazer uma transposição das águas do Rio Paraíba do Sul com a intenção de abastecer a macrometrópole de São Paulo (São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba). O Plano Diretor de Aproveitamento dos Recursos Hídrico para a Macrometrópole Paulista, como é chamado, foi contratado em novembro de 2008,com prazo de conclusão para este mês num valor de 2, 9 milhões.
A partir desta informação, mobilizações foram iniciadas tanto no Vale do Paraíba Paulista como no Sul Fluminense. A Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda criou uma Comissão ambiental e o Bispo Diocesano D. João Maria Messi está a frente deste movimento.
Na Alerj, desde meu primeiro mandato tenho pautado a importância da Bacia do Rio Paraíba do Sul para todo estado, já que a capital e região metropolitana são abastecidas graças a transposição existente em Barra do Piraí desde 1952, que leva água do Paraíba para o Rio Guandu. Ainda mais neste momento tenho ressaltado a importância da população do estado se mobilizar para que o intento do Serra não se confirme, pois uma outra transposição será extremamente prejudicial ao desenvolvimento e a vida de nosso estado e a escassez e a baixa qualidade da água podem acontecer.
Voltaremos a este assunto, com mais dados a respeito.
VAMOS ENGROSSAR AS MOBILIZAÇÕES NÃO PODEMOS PERMITIR QUE A TRENSPOSIÇÃO PARA SÃO PAULO ACONTEÇA.

Arquivo do blog