Mais uma vez a Igreja Católica acertou ao escolher o tema "Fraternidade e Segurança Pública" para a campanha da fraternidade deste ano. Criada desde 1964 as campanhas anuais, que acontecem durante a quaresma há muito refletem temas ligados a nossa realidade e a falta de segurança, com certeza, é realmente um dos temas mais preocupantes deste século.
Com o objetivo de "desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, a fim de que possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo sua responsabilidade pessoal no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz ", a CNBB em seus textos declara que a violência é muito mais que um caso de polícia ou de caverão e questiona a violência que acontece em cada atitude social ou individual, muitas vezes escondida dentro das residências, como é o caso da violência doméstica contra as mulheres e as crianças e exorta a sociedade a compreender este contexto e a buscar uma nova sociedade com mais educação, saúde, segurança e paz.
Que saibamos assimilar este tema como também cobrar e buscar um novo agir, tanto dos poderes públicos como de cada um de nós.