quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Aleida Guevara fala dos 50 Anos da Revolução


Este ano é comemorado 50 anos da revolução Cubana e o Fórum Social Mundial montou uma grande tenda onde acontecerão diversas palestras, entre elas as que lembram os cinquentenário da revolução. Hoje pude participar de dois encontros importantes. O primeiro ouvi o depoimento de dois fotógrafos que acompanharam a revolução antes e durante a Sierra Maestra, os primeiros passos do governo revolucionário e como puderam perceber a história acontecendo, entre os dois fotógrafos estava também a filha do fotógrafo Alberto Díaz Gutierrez Korda, autor da foto "El guerrillero heróico", por onde o mundo todo passou a conhecer Che Guevara após a sua morte e que até hoje é estampada em camisas e bandeiras .
O segundo momento foi surpreendente: Uma palestra muito emocionante de Aleida Guevara, filha de Che Guevara, mulher simpática, carismática e com demonstração de uma grande força de luta. Perguntada sobre o que pensava sobre o Presidente dos Estados Unidos ter dito que iria fechar a prisão de Guantánamo, disse se sentir alegre com a notícia, mas que ele deveria devolver a base militar a Cuba a base militar. Falou também que não há esperanças com o fim do bloqueio por parte dos Estados Unidos a Cuba, pois o Presidente Obama depende do Congresso e das Transnacionais e seria uma derrota para os americanos, pois com o fim do bloqueio Cuba se desenvolveria enormemente.
Com relação a cultura, considerada machista das mulheres arabes, Aleida afirmou que depende somentes daquelas mulheres a sua libertação e que de "nosoutros" sempre terão apoio.
Quanto a justiça social no Brasil considerou que há uma dificuldade muito grande, pois aqui existem muitas culturas diferentes, que precisam ser respeitadas uma a uma e que será preciso uma transformação muito mais profunda para que todos tenham os mesmos direitos, que torce por isto, porque o Brasil é um verdadeiro gigante e reafirmou que cada país tem que buscar a sua libertação e nenhuma história de revolução pode ser receita pronta para ninguém.
Foi aplaudida de pé.

2 comentários:

  1. ESSA PALETRA DEVE TER SIDO EMOCIONANTE!
    SÓ DE LER OQUE ESCREVEI PUDE IMAGINAR!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por seu comentário, apesar de não saber quem escreveu devo concordar, a palestra foi emocionante mesmo!!!
    Um abç

    ResponderExcluir

Deixe seu recado:

Arquivo do blog