domingo, 7 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: CEM ANOS

No ano de 1910 na Internacional Comunista realizada na Dinamarca, foi apresentada pela primeira vez a proposta de intituir o Dia da Mulher, a homenagem seria para relembrar a morte de 129 operárias que foram queimadas em uma fábrica de tecidos nos EUA - Nova York, em 1857, quando reivindicavam redução da jornada de trabalho e direito à licença-maternidade.
Anos depois, numa Assembléia Geral das Nações Unidas em 1975, foi convencionado o ano da mulher e até 1985 a década da mulher reforçando ainda mais o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Não há como negar as muitas conquistas ao longo do século, mas existe um caminho longo a ser percorrido, pois ainda hoje existem muitas desigualdades e descriminações.

As pesquisas mostram que as brasileiras ganham menos do que os homens, as mulheres que trabalham fora de casa fazem tripla jornada de trabalho, pois as tarefas do lar continuam sobre a sua atribuição. A violência contra a mulher machuca e mata as mulheres todos os dias, mesmo depois da lei Maria da Penha, a cada dois dias uma mulher morre por mortalidade materna e são poucas as mulheres que estão nos espaços de poder, seja no espaço público e político, seja nas empresas privadas. Estes são alguns exemplos que mostram a importância deste dia para refletir os avanços e ganharmos mais força e energia para no dia-a-dia com nosso trabalho conquistarmos uma nova sociedade, com uma nova economia, sem tanta discriminação, preconceito e violência.

Nós merecemos!!!! Contem comigo sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado:

Arquivo do blog