quinta-feira, 21 de maio de 2009

Em Defesa da Ministra Dilma

Abaixo transcrevo minha declaração de voto em sessão do dia 20/05/09, em resposta ao Deputado Bolsonaro, após ser aprovado o Projeto de Resolução do Deputado Molon, que concedeu título de benemérito do Estado do Rio de Janeiro a Ministra Dilma:

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, não me causam estranheza o pedido de verificação feito pelo Deputado nem a sua declaração de voto. O Deputado tem tido, nesta Casa, uma posição que considero reacionária e que, como falou o Deputado Geraldo Moreira, lembra os porões da ditadura. Não seria diferente nesta hora.
O que me causa estranheza são as palavras do Deputado sobre algumas questões. Por exemplo, dizer que a ministra está se fazendo de coitada por causa da doença é não saber o que é um câncer, é desrespeitar muitas pessoas da população brasileira que sofrem por causa dessa doença e resistem a ela. A ministra vai resistir, apesar de saber que alguns estão torcendo pelo contrário. Ela resistiu a toda uma história de torturas e resistirá também a essa doença.
Falam contra aqueles que lutaram contra a ditadura os que não conseguem entender que a democracia foi fruto de muita luta, de muita luta. Estamos falando aqui, hoje, graças à luta de muitos brasileiros e brasileiras que, como foi dito, derramaram o seu sangue e morreram para que estivéssemos num Parlamento aberto, debatendo as questões, discordando muitas vezes, concordando outras vezes.
O próprio hino nacional brasileiro tem uma frase: “Verás que o filho teu não foge à luta.” E a filha Dilma Rousseff não fugiu da luta, nem fugirá. É a primeira mulher a ocupar a Casa Civil e, se Deus quiser, com nossa luta, será a primeira mulher a ocupar a Presidência da República de nosso país.
Quero parabenizar o Deputado Alessandro Molon e agradecer a todos os Deputados e Deputadas que votaram de modo favorável a essa segunda homenagem que esta Casa presta à Ministra Dilma Rousseff. Recentemente, aprovamos aqui por minha autoria, uma Medalha Tiradentes para a Ministra; hoje estamos aprovando o Título de Benemérito, de autoria do Deputado Alessandro Molon.
Muito obrigada".



Esta foi a frase do Deputado que gerou a resposta de Inês Pandeló: "...E vemos a ministra, com alto destaque em âmbito nacional, que agora se passa por uma coitada e adoentada. Eu não ficarei surpreso se, mais para frente, no último momento, tivermos todo um clima criado neste país para que seja aprovada, no Congresso Nacional, uma proposta para o terceiro mandato do Presidente Lula..."

2 comentários:

  1. É verdade Inês,parabéns pela sua fala, concordo com você.
    Aprendi a admiarar a ministra após ler várias entrevistas que contam sua passagem pelo c´´arcere e a forma corajosa com que ela resistiu e não delatou seus amig@s.
    Ela com certeza superará esta fase e governará nosso país com sucesso, se Deus quiser.

    Fatima Natalina

    ResponderExcluir
  2. É Fátima para o Brasil andar no rumo certop com crescimento e distribuição de rendas, só DILMA PRESIDENTE.
    Abç

    ResponderExcluir

Deixe seu recado:

Arquivo do blog